Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
HÁ MAIS DE 30 ANOS DEFENDENDO EXCLUSIVAMENTE OS TRABALHADORES
O que é o Carnê-Leão?

Carnê-Leão é uma obrigação tributária importante para pessoas físicas que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior e que não tiveram imposto de renda retido na fonte, tais como:

  • Trabalho autônomo (profissionais liberais, prestadores de serviço sem vínculo empregatício).
  • Aluguéis de imóveis recebidos de pessoas físicas.
  • Pensão alimentícia (em alguns casos).
  • Rendimentos de fontes no exterior.

Quem deve pagar o Carnê-Leão?

Deve pagar o Carnê-Leão a pessoa física, residente no Brasil, que receber rendimentos tributáveis de outra pessoa física ou do exterior, cujo valor mensal total seja superior à primeira faixa da tabela progressiva mensal do Imposto de Renda. Para o ano de 2025, essa faixa é de R$ 2.259,20.

Como funciona o Carnê-Leão?

Mensalmente, o contribuinte deve:

  1. Registrar todos os seus rendimentos recebidos de pessoas físicas e do exterior.
  2. Registrar as despesas dedutíveis permitidas pela legislação (como INSS, dependentes, despesas médicas, pensão alimentícia judicial, algumas despesas do livro caixa para profissionais autônomos).
  3. O próprio sistema do Carnê-Leão calcula o imposto devido, aplicando a tabela progressiva mensal do IRPF sobre a diferença entre os rendimentos tributáveis e as deduções.
  4. Emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e efetuar o pagamento até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento dos rendimentos.

Como preencher o Carnê-Leão?

O preenchimento e o pagamento do Carnê-Leão são realizados de forma online, através do Portal e-CAC no site da Receita Federal. Você pode acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Acessar Carnê-Leão".

Importância do Carnê-Leão:

  • Evita o pagamento de juros e multas na Declaração Anual do Imposto de Renda.
  • Facilita o controle financeiro e o planejamento tributário.
  • Permite deduzir despesas mensalmente, o que pode reduzir o imposto a pagar.
  • Os dados lançados no Carnê-Leão podem ser importados automaticamente para a Declaração Anual do Imposto de Renda, facilitando o preenchimento.

Portanto, se você se enquadra nos critérios de obrigatoriedade, o Carnê-Leão é uma obrigação mensal que deve ser cumprida.

 


TBRWEB

Realize um Orçamento

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et olore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip.